Calendário Verde do Faça a sua parte
A natureza não sabe, mas nós, humanos, estamos acostumados a tornar certos dias do ano especiais. Como se todos não fossem especiais, diria ela, se soubesse as línguas dos humanos. E talvez até esteja nos dizendo, na sua própria língua; alguns de nós é que fazem questão de não entender. Ou não entendem, mesmo!
Mas as datas servem para que lembremos nosso compromisso com aquilo que nos é mais caro. Que, para nós do Faça a sua parte, é a natureza. Assim, resolvemos criar o Calendário Verde do Faça a sua parte.
A proposta não é mostrar um "calendário ecológico", mas apenas as datas que escolhemos. Nos dias selecionados, iremos todos postar sobre o tema do dia.
E convidamos você, que também faz a sua parte, para que participe nesses dias fazendo um post no seu blog ou escevendo algo no seu site.
Clique nos links das datas para conhecer um pouco mais sobre elas. Ou, se desejar, vá navegando e conheça um pouco de todos os dias.
Calendário Verde do Faça a sua parte
Fevereiro
02 Dia Mundial das Zonas Úmidas
Março
21 Dia Internacional da Floresta
22 Dia da Água
Abril
15 Dia da Conservação do Solo
22 Dia da Terra
Maio
22 Dia Internacional da Biodiversidade
27 Dia da Mata Atlântica
Junho
05 Dia do Meio Ambiente
08 Dia Internacional dos Oceanos
17 Dia Mundial de Combate à Desertificação
Julho
17 Dia de Proteção às Florestas
Agosto
27 Dia da LImpeza Urbana
Setembro
05 Dia Mundial da Amazônia
16 Dia Internacional de Proteção da Camada de
Ozônio
20 Dia Internacional de Limpeza das Praias
21 Dia da Árvore
22 Dia da Fauna
Outubro
04 Dia Internacional da Ecologia
Dia da Natureza
Dia dos Animais
05 Dia Internacional das Aves
06 Dia Nacional do Habitat
12 Dia do Mar
Dia da Criança
15 Dia do Educador Ambiental
Dia do Professor
16 Dia Mundial da Alimentação
17 Dia Internacional para a Erradicação
da Probreza
Novembro
30 Dia do Estatuto da Terra
Dezembro
10 Dia da Declaração Universal dos Direitos
Humanos
Gestão das Florestas Públicas Programa Nacional de FLorestas Serviço Florestal Brasileiro Página de links florestais do MMA
--------------------------------------------------------------------------------
Veja o restante do calendário e programa-se:
02 de Fevereiro - Dia Mundial das Zonas Úmidas
A Convenção sobre Zonas Úmidas de Importância Internacional ou como é mais conhecida, a Convenção de Ramsar, iniciou a campanha de comemoração deste dia em 1997 como uma oportunidade de chamar atenção do público sobre os valores e funções das áreas úmidas (pântanos, mangues, marismas, banhados, etc). O dia 2 de fevereiro marca a assinatura do tratado na cidade de Ramsar, no Irã, em 1971.1
O Tema escolhido para 2008 é "Healthy Wetlands, Healthy People" (ainda sem tradução oficial no Brasil, mas algo como "Zonas úmidas saudáveis, gente saudável".
Para ver os 7 áreas brasileiras consideradas "Sitios Ramsar", visite o site do Ministério do Meio Ambiente, nessa página. Veja uma bela animação, aqui e fotos aqui e aqui.
Leia, aqui, para mais informações, os post escritos pelo pessoal que fez a sua parte nesse dia, em 2008.
Lá, você vai encontrar essa excelente explicação sobre o que são as chamadas Zonas Úmidas, feita pela Miriam Salles:
"Zona Úmida é toda superfície coberta por água, de forma permanente ou temporária, com água parada ou corrente, doce, salobra ou salgada. No caso das áreas marinhas, são consideradas como Zonas Úmidas aquelas que tenham profundidade menor que seis metros na maré baixa. Estão incluídos os charcos, mangues, pântanos, rios, estuários e águas costeiras de pouca profundidade espalhadas por todo o mundo, com exceção da Antártida. Essas áreas são consideradas como celeiros naturais de biodiversidade, armazéns naturais de diversidade biológica e exercem um papel importante para a estabilidade climática e algumas delas são as mais produtivas do mundo."
--------------------------------------------------------------------------------
21 de Março - Dia Internacional da Floresta
A comemoração oficial do Dia da Árvore começou no estado norte-americano de Nebraska, em 1872. John Stirling Morton foi o responsável por difundir o conceito de dedicar um dia do ano à plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema da escassez de material lenhoso.
Em 1971 e na seqüência de uma proposta da Confederação Européia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objetivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra. Em 21 de Março de 1972 - início da Primavera no Hemisfério Norte - foi comemorado o primeiro DIA MUNDIAL DA FLORESTA ( ou Dia Internacional da Floresta) em vários países da Europa e do mundo2.
--------------------------------------------------------------------------------
22 de Março - Dia Mundial da Água
A Assembléia Geral das Nações Unidas adotou a resolução A/RES/47/193 de 22 de dezembro de 1992 (p. 22/02/93), através da qual 22 de março de cada ano seria declarado Dia Mundial das Águas (DMA), para ser observado a partir de 93, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (sobre recursos hídricos) da Agenda 21. E através da Lei n.º 10.670, de 14 de maio de 2003, o Congresso Nacional Brasileiro instituiu o Dia Nacional da Água na mesma data.
Os Estados foram convidados, como fosse mais apropriado no contexto nacional, a dedicar o Dia a atividades concretas que promovessem a conscientização pública através de publicações e difusão de documentários e a organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos e/ou a implementação das recomendações da Agenda 213.
O ano de 2008 foi escolhido pela ONU como o "Ano Internacional do Saneamento". O dia 22 de março fará parte dos eventos relacionados a esse tema.
Veja a Declaração Universal dos Direitos da Água. Veja mais aqui.
--------------------------------------------------------------------------------
15 de Abril - Dia da Conservação do Solo
A data de 15 de Abril (oficialmente instituída pela Lei Federal Nº 7876, de 13-nov-1989) foi escolhida para o Dia da Conservação do Solo em homenagem ao nascimento do americano Hugh Hammond Bennett (15/04/1881- 07/07/1960), considerado o pai da conservação dos solos nos Estados Unidos, o primeiro responsável pelo Serviço de Conservação de Solos daquele país. Suas experiências estudando solos e agricultura, nacional e internacionalmente, fizeram dele um conservacionista dedicado. Também pela capacidade de comunicação de seus textos, muito conquistou para a causa mundial da conservação4.
Ouça um áudio sobre o dia, aqui.
--------------------------------------------------------------------------------
22 de Abril - Dia da Terra
O Dia da Terra foi criado em 22 de abril de 1970 quando o então Senador americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Naquela data, mais de 20 milhões de pessoas nos EUA se engajaram imediatamente para manifestar a sua preocupação com a degradação ambiental. A partir de 1990, o Dia da Terra passou a ser adotado em vários países ao redor do mundo e a sua comemoração vem se tornando um evento internacional5. Leia mais... e mais...
Conheça a versão integral da Carta da Terra e leia, aqui, os posts da postagem coletiva realizada em 2006, idealizada pela Lucia Malla.
--------------------------------------------------------------------------------
22 de Maio - Dia Internacional da Biodiversidade
Após ter sido criado em 1993, pelo Segundo Comité da Assembleia Geral das Nações Unidas, o Dia Internacional da Biodiversidade foi inicialmente celebrado a 29 de Dezembro, assinalando a data na qual a Convenção para a Diversidade Biológica entrou em vigor. De 2000 até ao presente, a efeméride passou a celebrar-se no dia 22 de Maio, coincidindo com o aniversário da adopção da Convenção, que decorreu em 1992, durante a Cimeira do Rio. [Em 29 de dezembro de 2004, a Assembléia Geral da ONU proclamaou, na resolução n.° 49/119, o dia 29 de dezembro como Dia Internacional da Biodiversidade. Posteriormente, por recomendação adotada na 55ª Reunião da AG (Resolução 55/201, de 20 de dezembro de 2000 (p. 08/02/2001), o dia passou a ser comemorado em 22 de maio.]6
Visite o Portal Brasileiro sobre Biodiversidade e conheça o texto da Convenção sobre Biodiversidade. Leia mais, aqui.
Ouça um áudio sobre o dia, aqui.
--------------------------------------------------------------------------------
27 de Maio - Dia da Mata Atlântica
A Mata Atlântica foi considerada patrimônio Nacional pela Constituição Federal de 1988 (art 225, § 4°) e pelo Decreto 750, de 10 de fevereiro de 1993. Posteriormente, outro decreto presidencial de 21 de setembro de 1999 instituiu o dia 27 de maio como dia da Mata Atlânctica. O dia fi escolhido porque foi em 27 de maio de 1560 que o Pe. Acnhieta assinou a famosa "Carta de São Vicente, onde descreveu, pela primeira vez, a biodiversidade das florestas tropicais
A Mata Atlântica estendia-se, originalmente, por cerca de 1.300.000 km2 do território brasileiro. Hoje, os remanescentes primários e em estágio médio/avançado de regeneração estão reduzidos a apenas 7,84% da cobertura florestal original, o que compreende aproximadamente 100.000 km. Isso faz com que o Bioma Mata Atlântica seja considerado o segundo mais ameaçado de extinção do mundo. Apesar da devastação, a Mata Atlântica é um dos biomas com uma das mais altas taxas de biodiversidade do mundo: cerca de 20.000 espécies de plantas angiospermas (6,7% de todas as espécies do mundo), sendo 8.000 endêmicas, e grande riqueza de vertebrados (264 espécies de mamíferos, 849 espécies de aves, 197 espécies de répteis e 340 espécies de anfíbios). Destes 100.000 km, apenas 21.000 Km (equivalente a aproximadamente 2% da área original) estão protegidos em Unidades de Conservação de Proteção Integral7.
Conheça o texto da Lei da Mata Atlântica. Veja mais sobre a Mata Atlãntica aqui.
Ouça um áudio sobre o dia, aqui.
--------------------------------------------------------------------------------
05 de Junho - Dia do Meio Ambiente e Dia da Ecologia
A data para comemoração do Dia do Meio Ambiente foi lançada para marcar a abertura da Conferência sobre Meio Ambiente Humano, conhecida como Conferência de Estocolmo, em 1972. Nessa mesma data foi criado o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP, em inglês). Em 2008, o tema será "Kick the Habit! Towards a Low Carbon Economy". Veja mais no site da UNEP8. O dia 5 de junho foi estabelecido pela ONU (Resolução 2994(XXVII), 15 de dezembro de 1972), como dia do Meio Ambiente, para marcar a abertura da 1a. Conferência Mundial de Meio Ambiente, em Estocolmo, na Suécia, em 1972.
O dia também homenageia a publicação, em 1866, do livro "Generelle Morphologie des Organismen" do naturalista alemão Ernest Heinrich Philipp August Haeckel (mais conhecido como Ernest Haeckel) onde ele cunhou o termo Ecologia "para designar a parte da biologia que estuda as relações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem, além da distribuição e abundância dos seres vivos no planeta. fonte"
Ouça um áudio sobre o dia, aqui.
--------------------------------------------------------------------------------
08 de Junho - Dia Internacional dos Oceanos
O Dia Internacional dos Oceanos foi estabelecido na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992, também conhecida como RIO 92.
Quase três quartos (71%) da superfície da Terra é coberta pelo oceano (Cerca de 61% do Hemisfério Norte e de 81% do Hemisfério Sul). Este corpo d'água global interconectado de água salgada é dividido pelos continentes e grandes arquipélagos em cinco oceanos, como segue:
•Oceano Pacífico
•Oceano Atlântico
•Oceano Índico
•Oceano Glacial Ártico
•Oceano Glacial Antártico - definido em 2000 pela Organização Hidrográfica Internacional, da qual Brasil e Portugal são membros.
As fronteiras entre os oceanos são estabelecidas pela Organização Hidrográfica Internacional. Regiões menores dos oceanos são conhecidas como mares, golfos, estreitos, etc9.
--------------------------------------------------------------------------------
17 de Junho - Dia Mundial do Combate à Desertificação
O dia 17 de junho marca a data de adoção da Conveção para Combate à Desertificação (UNCCD, na sigla em inglês), adotada pelos países membros da ONU em 1994.
A Desertificação é definida como processo de destruição do potencial produtivo da terra nas regiões de clima árido, semi-árido e sub-úmido seco. O problema vem sendo detectado desde os anos 30, nos Estados Unidos, quando intensos processos de destruição da vegetação e solos ocorreu no Meio Oeste americano.
As causas mais freqüentes da desertificação estão associadas ao uso inadequado do solo e da água no desenvolvimento de atividades agropecuárias, na mineração, na irrigação mal planejada e no desmatamento indiscriminado.
A desertificação ocorre em mais de 100 países do mundo. Por isso é considerada um problema global. No Brasil existem quatro áreas, que são chamadas núcleos de desertificação, onde é intensa a degradação. Elas somam 18,7 mil km² e se localizam nos municípios de Gilbués, no Piauí; Seridó, no Rio Grande do Norte; Irauçuba, no Ceará e Cabrobó, em Pernambuco. As regiões áridas, semi-áridas e subúmidas secas, também chamadas de terras secas, ocupam mais de 37% de toda a superfície do planeta, abrigando mais de 1 bilhão de pessoas, ou seja, 1/6 da população mundial, cujos indicadores são de baixo nível de renda, baixo padrão tecnológico, baixo nível de escolaridade e ingestão de proteínas abaixo dos níveis aceitáveis pela Organização Mundial de Saúde - OMS. Mas a sua evolução ocorre em cada lugar de modo específico e apresenta dinâmicas influenciadas por esses lugares10.
--------------------------------------------------------------------------------
17 de Julho - Dia de Proteção às Florestas
Em Construção
Gestão das Florestas Públicas Programa Nacional de FLorestas Serviço Florestal Brasileiro Página de links florestais do MMA
-->aqui.
--------------------------------------------------------------------------------
14 de Agosto - Dia de Controle da Poluição Industrial
14 de agosto (1975) é o dia da expedição do Decreto-Lei 1.413, que institui normas para controle da poluição do meio ambiente provocada por atividades industriais. O decreto foi expedido em função do conflito originado pelo fechamento da fábrica de cimento Itaú, no município de Contagem, Minas Gerais.
Contagem sofreu muito com a descarga de poluentes por parte da fábrica de Cimento Itaú Portland, uma das principais indústrias que operou na região. A indústria funcionou de 1945 a 1973, quando foi fechada devido aos altos índices de poluição que causava, com conseqüentes danos à saúde da população12.
--------------------------------------------------------------------------------
27 de Agosto - Dia da Limpeza Urbana
Em Construção.
--------------------------------------------------------------------------------
05 de Setembro - Dia Mundial da Amazônia
O dia 5 de setembro foi escolhido como o Dia Mundial da Amazônia por ter sido nesse dia, em 1850, que a Lei n.° 582 criou a Província do Amazonas, separando a região da então Província do Pará.14
Saiba mais sobre a Amazônia aqui, aqui, aqui, aqui e aqui. Sobre o Estado do Amazonas, aqui e aqui.
Leia, aqui, o texto da lei que instituiu, no Brasil, o dia 5 de setembro como Dia da Amazônia.
--------------------------------------------------------------------------------
16 de Setembro - Dia Internacional de Preservação da Camada de Ozônio
O dia 16 de setembro comemora a data de assinatura, em 1987, do Protocolo de Montreal sobre as Substâncias que Deterioram a Camada de Ozônio. Leia o texto aqui.
O Protocolo de Montreal sobre substâncias que empobrecem a camada de ozônio é um tratado internacional em que os países signatários se comprometem a substituir as substâncias que se demonstrou estarem reagindo com o ozônio (O3) na parte superior da estratosfera (conhecida como ozonosfera). O tratado esteve aberto para adesões a partir de 16 de setembro de 1987 e entrou em vigor em 1 de janeiro de 1989. Foi revisado em 1990, 1992, 1995, 1997 e 1999. Devido à grande adesão mundial, Kofi Annan disse sobre ele: "Talvez seja o mais bem sucedido acordo internacional de todos os tempos..."
A redução da Camada de Ozônio foi detectada pelos cientistas no início da década de 70. Em 1987, reunida em Montreal, a ONU estabeleceu um programa de ação internacional denominado Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio. Por esse Protocolo, as nações signatárias comprometeram-se a instituir medidas para eliminar a produção e o consumo das substâncias que destroem a Camada de Ozônio (SDO). O protocolo de Montreal teve sua implementação garantida após a criação do Fundo Multilateral, ou seja, um fundo de depósitos de países desenvolvidos. Por meio dele, podem ser custeados, a fundo perdido, projetos que visem a eliminação da produção e consumo de substâncias controladas. O Brasil se beneficiou desse Fundo, internalizando recursos da ordem de US$ 55,5 milhões que foram investidos no parque industrial brasileiro, essencialmente para conversão de plantas industriais individuais em vários setores: refrigeração comercial e doméstica, solventes e espumas, entre outros.
CAMADA DE OZÔNIO - A Camada de Ozônio presente na atmosfera protege os seres humanos de algumas radiações solares nocivas à saúde. A utilização dos CFCs destruiu uma parte dessa camada em alguns pontos. Desde 1987, os CFCs estão sendo substituídos por outras substâncias, o que deverá resultar na reversão desse processo no futuro, com o `fechamento` do buraco na camada. A constituição da Camada de Ozônio, há cerca de 400 milhões de anos, permitiu o desenvolvimento de vida na Terra, já que o ozônio, um gás rarefeito cujas moléculas se compõem de três átomos de oxigênio, impede a passagem de grande parte da radiação ultravioleta emitida pelo Sol. Como a composição da atmosfera nessa altitude é bastante estável, a Camada de Ozônio manteve-se inalterada por milhões de anos.
Nas últimas décadas, entretanto, vem ocorrendo uma diminuição na concentração de ozônio, causada pela emissão de poluentes na atmosfera. O mundo chegou a produzir 750 mil toneladas de clorofluorcarbonos (CFCs) ao ano.
Em todos os aspectos, o Protocolo tem sido um sucesso estrondoso. Os 191 países signatários eliminaram, conjuntamente, mais de 95% das substâncias que destroem a camada de ozônio, e a expectativa é que, até 2075, a camada de ozônio que protege a Terra retome seus níveis anteriores à década de 80.15
O que é a camada de ozônio?
--------------------------------------------------------------------------------
20 de Setembro - Dia Internacional de Limpeza das Praias
Chamado International Coastal Clean-up ou Dia Internacional de Limpeza das Praias, o Programa é coordenado mundialmente pelo Centro para a Conservação da Vida Marinha (The Ocean Conservancy), com sede em Washington, nos Estados Unidos, e apoiado pelo PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
Foi realizado pela primeira vez em 1986. Os voluntários fazem mais do que apenas catar o lixo das praias, rios e lagoas. Coletam, pesam, classificam e catalogam o que encontram em fichas padronizadas, cujos dados são enviados ao Centro para a Conservação da Vida Marinha e ajudam vários países a buscar uma saída para o problema.
Quase dois terços de todo o lixo que é encontrado pelos voluntários é algum tipo de detrito não degradável a curto prazo. São canudinhos, pontas de cigarro, tampinhas, sacos plásticos, chinelos. Tudo largado na areia, representando para a fauna marinha o maior percentual de materiais ambientalmente perigosos. Restos de redes, linhas de pesca, cordas e sacos plásticos abandonados no mar permanecem nesse ambiente por muitos anos, por sua baixa biodegradabilidade, e acabam vitimando inúmeros animais que se enroscam e acabam morrendo por asfixia ou por inanição. Peixes, aves, focas, tartarugas e golfinhos podem confundir os detritos que ficam boiando no mar com lulas, águas-vivas e outros alimentos que formam parte de sua dieta. Golfinhos já foram encontrados com o estômago cheio de lixo que veio das cidades.
A ponta de cigarro, o item mais coletado no mundo todo por oito anos consecutivos, tem ocasionado a morte de inúmeros animais que a confundem com ovas de peixe e a engolem. O mesmo ocorre com os sacos plásticos. Um saco plástico à deriva no mar é facilmente confundido com uma água-viva, componente alimentar de várias espécies de tartarugas-marinhas. Engolindo um saco plástico, a tartaruga pode morrer por asfixia.
Identificar as fontes de poluição, dar conhecimento à população dos riscos dos resíduos nos ambientes aquáticos e tentar pressionar os governos a adotar medidas de controle são importantes metas deste evento, que é de todos nós16.
Visite o site da Clean up The World
--------------------------------------------------------------------------------
21 de Setembro - Dia da Árvore
Os Estados Unidos decidiram adotar o 22 de abril como o Dia da Árvore. A data coincide com o aniversário de J. Morton, um%
Busca
Powered by Movable Type This blog is licensed under a Creative Commons License.
fonte de informação:
http://www.verbeat.org/blogs/facaasuaparte/
Temos tudo em Ecobags, Sacolas de Rafia,sacolas de sarja cru,preços de Fábrica sacolas de tecido algodão,tnt,pet,sacola em rafia laminada,sacolas metalizadas,sacolas para brindes,sacolas promocionais para campanhas e eventos,congressos e feiras, Igrejas,camisetas de malha pet, brindes reciclados em papel, sacolas de papel,Tudo em Sacolas para sua empresa, comércio ou eventos. SACOLAS E BRINDES PERSONALIZADOS Aqui voce encontra a sua sacola ecológica! wats 11 9 9498-9741
Nenhum comentário:
Postar um comentário